Translate

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Refresh WCF AX2012 Metadata - Erro

Olá pessoal!

Hoje vou compartilhar com vocês um "causo" que aconteceu comigo hoje durante a instalação do Add-in do Office em um servidor de TS.

O processo de setup no geral ocorreu sem erro algum, client e Add-in instalados perfeitamente, acesso ao AX feito normalmente.

Ao abrir o Excel e tentar adicionar uma tabela do AX ocorreu o seguinte erro:

Um tanto quanto estranho já que se trata de uma instancia novinha, zerada, recém instalada.
Neste caso eu acessei o Configuration Utility do para atualizar as configurações de WCF e para minha surpresa ocorreu o erro abaixo:

Executei o mesmo processo, com os mesmos parâmetros no servidor de AOS e a configuração foi validada corretamente.
Verifiquei as portas de comunicação, desativei firewall e anti-vírus em ambos os servidores para garantir, cheguei até mesmo a parar o serviço Windows Firewall no servidor,... mas nada funcionou...


Por ultimo tentei acessar a URL descrita na imagem de erro acima e foi ai que a causa real foi exibida... No internet Explorer ocorreu um erro relacionado a configurações de proxy do navegador...

Acessei as configurações de proxy do IE e de fato haviam configurações para limitar a navegação na internet:
 
 
E aqui estão as configurações de proxy:

Desmarquei a caixa de seleção e cliquei em ok até fechar todas as janelas.

Neste caso eu nem precisei revalidar o WCF, eu simplesmente abri o Excel e adicionei a tabela, desta vez, sem erro nenhum no processo.

Em resumo, a mensagem de erro "Metadata contains a reference that cannot be resolved", especificamente neste caso, foi causada pela configuração de proxy, esta configuração foi feita via GPO do Windows para inibir a navegação na internet por parte dos usuários.

Ao desabilitar as configurações de proxy do IE o AX conseguiu validar o acesso a URL de serviço http://AOS06/DynamicsAX/Services/MetadataService e o Add-in do Office passou a funcionar normalmente!

Vou continuar a fazer mais testes com o AX afim de evitar que o cliente seja forçado a retirar o proxy do navegador, caso encontre outra solução atualizo este post.

Espero que este post seja útil a vocês!

Postado ao som de:
Sonata Arctica - I Have a Right

Nenhum comentário:

Postar um comentário