Translate

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Diagnostic Framework for Microsoft Dynamics AX.

Neste tutorial vou demonstrar como instalar, configurar e utilizar o Diagnostic Framework for Microsoft Dynamics AX. Esta ferramenta pode ser utilizada com o AX2009 e 2012.

A ferramenta "Diagnostic Framework for Microsoft Dynamics AX" (beta), ajuda os administradores a diagnosticar a saúde do Microsoft Dynamics AX 2012 e Microsoft Dynamics AX 2009. A ferramenta avalia a saúde do Microsoft Dynamics AX e seus componentes, como Application Object Server (AOS), Microsoft SQL Server, Microsoft Internet Information Services (IIS), Microsoft SQL Server Reporting Services e Microsoft SQL Server Analysis Services.

Utilizando esta ferramenta teremos um "Dashboard" onde é possível monitorar a saúde dos componentes do Dynamics AX. Este dashboard é parecido com o que temos nas ferramentas System Center. Caso você não possua acesso a ferramentas de monitoramento como o System Center o "Diagnostic Framework" o ajudará a ganhar tempo e melhorar o monitoramento do AX e de seus componentes!



Acesse o Information Source para efetuar o download e para obter outros detalhes sobre esta e outras ferramentas uteis na utilização do Dynamics AX!

Objetivos desta ferramenta:
  • Unificar a coleta de dados de diagnóstico e análise em um único local.
  • Ajudar os clientes a identificar e resolver problemas mais rapidamente e com menor custo.
  • Garantir que a configuração do servidor e da aplicação está em conformidade com as melhores práticas.
  • Combinar as observações e métricas, e correlacionar eventos de várias fontes diferentes para obter o "quadro geral".
  • Ajudar os clientes a atingir a excelência operacional.
  • Minimizar o efeito do monitoramento nas operações.
  • Fornecer uma plataforma separada para análise de dados que está isolada da produção.
  • Deixe os clientes e parceiros estenderem e personalizar a coleta de dados e regras para seus ambientes e customizações.
Arquitetura:
O diagrama abaixo mostra os componentes da ferramenta "Diagnostic Framework":
 
Pré-requisitos:
Utilize o TechNet para verificar os requisitos mínimos para esta ferramenta.
 
Após verificar e preparar o servidor com os requisitos mínimos necessários vamos instalar a ferramenta.
 
Após efetuar o download da ferramenta e descompacta-la execute o setup e clique em Next.
 
Aceite os termos e clique em Next.
 
Caso necessário altere o diretório padrão da instalação, escolhe a opção que permita que outros usuários utilizem a ferramenta e clique em Next.
 
Agora selecione a pasta onde os Logs e clique em Next.
 
Nesta tela digite o nome do servidor de banco de dados e o nome do banco de dados a ser criado para a ferramenta, caso você utilize uma instancia do SQL server diferente da padrão informe o nome do servidor e a instancia (SERVER\INSTANCIA) e clique em Next.
 
Selecione a collation para este banco de dados. Eu mantive a collation padrão, a mesma utilizada pelo banco de dados do AX. Clique em Next.
 
Digite agora os dados da conta a ser utilizada pelo serviço da ferramenta no Windows. Por se tratar de um simples lab eu utilizei a conta administradora do domínio. Em ambientes de produção utilize uma conta de serviço dedicada. Clique em Next.
 
Clique em Install.
 
Aguarde o processo de instalação.
 
Com o processo de instalação finalizado clique no botão Finish.
 
Ao clicar no botão Finish um novo Wizard será aberto, este novo wizard nos ajudará a configurar o site para a ferramenta. Clique em Next.
 
Agora selecione as opção para o website a ser criado, o application pool a ser utilizado e o nome do diretório virtual para o site. Nesta parte eu não alterei nada, apenas me certifiquei de que o application pool esta utilizando o .NET Framework 4. Clique em Next.
 
Clique em Next para iniciar a instalação.
 
Aguarde o processo de instalação.
 
Instalação finalizada, clique em Close.
 

Com a instalação finalizada, precisamos configurar a ferramenta para que ela possa começar a monitorar os componentes do Dynamics AX.
 
Esta configuração será demonstrada no próximo tutorial!


Um comentário:

  1. Muito legal o artigo Francisco, parabéns! Uma das grandes dificuldades do mundo AX é garantir que estamos monitorando a aplicação de maneira correta! Show!!

    ResponderExcluir