Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Instalação Dynamics AX2012 R2. Parte 6 - Help Server.

Neste post vou demonstrar como instalar o Help Server. Sem este componente os usuários, consultores e desenvolvedores do AX2012 R2 não terão acesso ao menu de ajuda do AX. Se é que algum deles usa isso!!!

Um ponto importante a ser ressaltado é que o conteúdo de ajuda do AX2012 R2 ainda não está completamente traduzido para o idioma PT-BR, desta forma sugiro que o administrator do AX2012 R2 configure as opções do usuário de forma que estes utilizem o menu de ajuda ainda em EN-US ou outro idioma de preferência que não seja o PT-BR. Mostrarei como fazer esta alteração!

Update: Na semana passada encontrei um KB referente ao conteúdo do Help Server para o nosso idioma, consegui tempo para aplica-lo neste fim de semana, após aplica-lo e reiniciar o serviço do AX todo o conteúdo do Help Server do AX2012 R2 foi corretamente traduzido para o idioma PT-BR. Para efetuar donwload do KB utilize o link abaixo. Login no Partner Source é necessário.

KB2585394

Vamos agora executar o setup do AX2012 R2. Lembrando que estamos utilizando a mesma VM, já com Sharepoint e EP instalados.

Clique em "Install Microsoft Dynamics AX componentes".

Clique em Next.

Selecione "Add or modify components".

Seleciona a opção Help Server e clique em Next.

Feita a validação de requisitos foram exibidos erros que impedem a instalação do Help Server. Vamos corrigir estes erros.

Note que existe uma coluna de nome "Configure", marque a caixa de seleção e clique no botão "Configure" depois na tela que será exibida clique em Start.

Este erro se deve ao fato de a feature Windows Search Server do Windows não estar ativada e seu serviço não estar configurado para ser iniciado automaticamente. O wizard do AX2012 R2 vai instalar esta feature e configurar o serviço para ser iniciado automaticamente. Após o fim da configuração clique em close e uma nova validação será feita.

Clique em Next agora que tudo está ok.

Neste servidor não vou alterar as configurações padrões. clique em Next.

O usuário digitado nesta tela será utilizado pelo application pool que será criado no IIS e utilizado pelo site do Help Server que também será criado no IIS. Em ambientes de produção esta deverá ser uma conta dedicada de serviço, ao clicar em next será exibido um warning dizendo exatamente isso. Após digitar usuário e senha clique em Next.

Selecione os idiomas de ajuda a serem instalados, por padrão o idioma EN-US já está selecionado, escolha agora o idioma Portuguese (Brasil) mesmo que este ainda não esteja totalmente traduzido.

Temos um erro na validação, este erro indica que o site do IIS escolhido não está iniciado.

Acesse o Internet Information Services (IIS) Manager, expanda a arvore do lado esquerdo e clique 01 vez no Default web site, note que este esta utilizando a porta 80, precisamos altera-la para que não haja conflitos com o site Sharepoint - 80 do Enterprise Portal que utiliza esta mesma porta.

Clique em "bindings" do lado direito da tela, depois selecione a primeira linha e clique no botão "Edit" e altere a porta para 81 por exemplo. Clique em OK para fechar as janelas e depois clique em Start para iniciar o Defalt Web Site.

Após iniciar o Default Web Site clique no botão "Revalidate" na tela de setup do AX2012 R2, clique em Next caso tudo esteja ok.

Clique em Install.

Note que durante o setup ele busca atualizações, possivelmente quando tivermos o conteúdo de ajuda completamente traduzido o setup trará este conteúdo automaticamente.

Instalação realizada com sucesso!

Para testar vamos abrir o AX2012 R2 2 pressionar o botão F1. Note a mensagem exibida dizendo que talvez o conteúdo não possa ser exibido no idioma selecionado.

Vamos alterar o idioma de ajuda padrão. No cliente do AX clique em "Arquivo" no canto superior esquerdo da tela, e depois clique em ferramentas e por ultimo em opções.
 
Agora em "Idioma de ajuda alternativo" seleciona o idioma EN-US ou outro de sua preferência, feche o cliente do AX, abra-o novamente e pressione F1.
 
Agora temos a ajuda do AX completamente acessível, apesar de esta em Inglês. Nesta altura do campeonato, se ler em inglês é um problema pra você,...
 
 


No próximo post vamos instalar alguns outros componentes para o AX2012 R2 que serão necessários para a instalação dos componentes de BI!
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário