Translate

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Instalando o Microsoft Dynamics AX 4.0

Neste tutorial vou mostrar a instalação do Microsoft Dynamics AX 4.0 em um servidor Windows Server 2003 R2 Enterprise previamente configurado e com SQL Server 2005 SP2 instalado.

Verifique no link a seguir os requisitos minimos para a correta instalação do produto:
http://www.microsoft.com/dynamics/ax/using/40systemrequirements.mspx

Após a correta configuração dos requisitos insira o DVD de instalação do Dynamics AX 4.0 e execute-o. Na tela de boas vindas clique em next.
Selecione o idioma correto, aceito os termos de licença e clique em next.

Selecione a opção "Custom Installation" e clique em next.

Marque as caixas de seleção exatamente como na imagem abaixo. Estes são os principais componentes para a instalação do servidor do Dynamics AX 4.0.

Selecione o idioma para a instalação do Client e clique em next.

Selecione o idioma para os arquivos de ajuda do Dynamics AX 4.0.

Clique em Brasil e clique em next.

Digite o nome da instancia do Dynamics AX 4.0, este nome será usado nos serviços do windows, aconselho usar um nome para facil identificação, como por exemplo, o nome da empresa. Escolha o diretorio onde o Dynamics AX 4.0 será instalado e clique em next.

Caso você não queira especificar uma conta de usuario para gerenciar o serviço do dynamics ax no windows, basta escolher a opção Network Service Account e clicar em next. Neste caso eu criei uma conta especifica para gerenciar o serviço do dynamics ax 4.0 no Windows.
Após escolher a opção clique em next.
Selecione o nome do servidor onde está instalado o SQL Server e clique em next.

Escolha o nome da database, ela será criada dentro do SQL Server com o nome que você escolher nesta opção. clique em next.

Selecione o diretorio para os arquivos de aplicação do dynamics ax 4.0 e clique em next.

Selecione o diretorio para instalação dos arquivos do Client do dynamics ax 4.0 e clique em next. Aconselho não alterar o diretorio para os arquivos do Client.
Desmarque a caixa de seleção e clique em install.
Aguarde a instalação dos componentes do Dynamics Ax 4.0.

Caso não ocorra erros durante o processo de instalação a seguinte mensagem será exiibida:

Com isto finalizamos a instalação do Microsoft Dynamics AX 4.0. Mas para que possamos utiliza-lo de forma adequada é necessario a instalação dos arquivos de localização brasileira. este arquivo tem a finalidade de adcionar funcionalidades especificas para nosso pais, tais como informações fiscais e financeiras. Este passo é "obrigatorio", sem isso não conseguiremos utilizar o produto.
Este aruivo pode ser adquirido no site da microsoft.
Descompacte o arquivo.

Copie os arquivos.

Abra a pasta "Standard" localizada dentro do diretorio do Dynamics ax, como na imagem abaixo, e cole os arquivos copiados, confirme a substituição dos arquivos.
Abra o gerenciador de serviços do Windows. Iniciar > executar. Digite "services.msc" e clique em ok. Localize o serviço do Dynamics AX, clique com o botão direito sobre ele e clique em "Start".

Aguarde a inicialização do serviço.

Provavelmente será apresentado um aviso como o da imagem abaixo. Clique em ok.

Repare que o status do serviço é "Starting". Aperte o botão F5 para atualizar o status dos serviços.

Quando o status do serviço for alterado para "Started" feche o gerenciador de serviços.

Inicie o Microsoft Dynamics AX pelo menu iniciar do Windows.

No primeiro acesso é apresentada a lista de verificação do Dynamics AX 4.0. Estes passos são obrigatorios, caso contrario não conseguiremos utilizar o Dynamics AX.
Clique na opção "compilar aplicativo" e confirme a compilação.

Aguarde o processo ser finalizado, este é o processo mais demorado e o tempo de duração depende do desempenho de seu servidor.

Após a compilação insira a sua licença de utilização do produto.

Clique no botão "Carregar arquivos de licença" localize o arquivo .txt e clique em ok.

Carregado o arquivo de licença clique em fechar.

Clique em "configuração" e expanda uma a uma as opções marcando todas as caixas de seleção, este processo é extremamente importante, nele habilitamos as funções do Dynamics AX.

Após habilitar todas as opções clique em ok.
Na opção ajustar tipos globais clique em ok.
Clique em "sincronizar" e aguarde, este processo sincroniza as informação do Dynamics AX com as tabelas da base criada no SQL Server.

Em "contas da empresa" e "importar" apenas clique sobre a seta azul.
Concluida a lista de verificação feche o Dynamics AX e abra-o novamente. Assim finalizamos a instalação do Microsoft Dynamics AX 4.0 com localização brasileira no servidor.
No proximo post vou mostrar como aplicar o Service Pack 2 para Dynamics Ax e também os arquivos de localização brasileira para Dynamics Ax com Service Pack 2. Passo extremamente importante e que deve ser feito antes da utilização do Dynamics Ax 4.o em ambiente de produção.
Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário