Translate

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Configurando usuarios e grupos de segurança no Dynamics AX 4.0.

Neste tutorial mostro como criar e configurar grupos de segurança e como importar usuários para o Dynamics Ax 4.0.

Para iniciarmos a configuração é necessário que seja feito logon com um usuário com previlegios de administrador do Dynamics AX, normalmente o usuário administrador do Windows, ou o usuário utilizado para a instalação do Dynamics Ax tem está permissão por padrão.

Vale lembrar que não é necessário ser administrador do domínio para ser administrador do Dynamics Ax.

Por se tratar de um produto Microsoft, o logon no Dynamics Ax é vinculado ao logon do Windows, sendo assim, não é necessário criar usuários no Dynamics Ax, o correto é importar o usuários do AD para o Dynamics Ax.

Feito o logon, acesse o Dynamics Ax pelo menu iniciar do Windows, clique no modulo de administração, depois clique no botão "Importar" localizado no lado direito da tela.


Clique em avançar.

Seleccione o nome do domínio da empresa e clique em avançar.

Marque a caixa de selecção que corresponde ao usuário a ser importado, preencha o ID, de preenchimento obrigatório, e clique em avançar.

Nesta parte selecionariamos um grupo para o usuário, como ainda não criamos o grupo, apenas clique em avançar.

Clique em concluir.

O usuário foi importado com sucesso, mas ainda não tem acesso ao Dynamics Ax por não fazer parte de nenhum grupo de segurança.

Vamos agora criar o grupo de segurança e configurar as permissões de acesso aos módulos do Dynamics Ax para este grupo.
Ainda no modulo de administração, expanda a pasta "Configuração" que se encontra na lateral esquerda da tela e clique em "Grupos de Usuários".


Utilize o atalho "CTRL + N" para criar um novo grupo e preencha as informações necessárias. Depois clique no botão "Permissões".

Certifique-se de que o grupo que você acabou de criar esta seleccionada e clique na aba "Permissões".

Aguarde até as tabelas serem exibidas.

Nesta tela perceba que temos todos os módulos do Dynamics Ax que foram habilitados de acordo com a licença do produto. É possível expandir cada modulo para acessar tabelas especificas de cada um. Temos 05 opções de permissão:
Sem Acesso - Nega totalmente o acesso a qualquer recurso seleccionado.
Exibir - Permite a visualização das informações, mas não permite alteração.
Editar - Permite alteração nas informações existentes, mas não permite deletar ou criar informações.
Criar - permite criar e editar informações, mas não permite excluir informações.
Controle total - Permite o controle total.
O botão "Em cascata" aplica a permissão escolhida a todas as tabelas abaixo to modulo especificado.

Agora temos o usuário do AD importado para o Dynamics Ax e o grupo criado e com as permissões configuradas, falta apenas vincular este usuário ao grupo criado.
No modula Administração, em grupos de usuários, seleccione o grupo criado e clique na aba usuários.

Seleccione o usuário e clique na seta para a esquerda.

Agora o usuário importado do AD faz parte do grupo criado e tem permissões de acesso conforme configurado para este grupo.

Apartir de agora o usuário pode se logar no Windows e utilizando o Dynamics Ax Client instalado em sua estação de trabalho ele terá acesso ao Dynamics Ax de acordo com as permissões configuradas para o grupo do qual ele faz parte.
O mesmo usuário pode fazer parte de outros grupos, mas isso pode causar conflitos de permissão, valendo sempre a permissão mais restritiva.
Podem ocorrer erros de acesso devido ao fato de muitas tabelas de um modulo do Dynamics Ax serem vinculadas a outros módulos no qual o grupo não tem permissão. a única forma de corrigir estes erros é localizando a tabela e liberando a permissão para o grupo.
Espero ter ajudado!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Trabalho na empresa Simpress onde temos o AX 2009.
    Foi criado alguns grupos de acesso. porem, criaram alguns grupos com problemas de permissão. Em qualquer formulario que clico com botão direito, não aparece a opção CONFIGURAR. Realizei bastante pesquisas na internet e realizei bastante teste, mas sem sucesso. Sabe como posso encontrar?
    meu e-mail: hmgorato@simpress.com.br
    obrigado.

    ResponderExcluir